Política

Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Representações incluem outros 10 deputados investigados por quebra de decoro parlamentar

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, encaminhou ao Conselho de Ética 20 representações que pedem a abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra 11 parlamentares. Entre elas, quatro solicitam a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Além do deputado, outros dez parlamentares também foram alvos de pedidos de investigação: André Janones (Avante-MG), Gustavo Gayer (PL-GO), Lindbergh Farias (PT-RJ), Gilvan da Federal (PL-ES), delegado Éder Mauro (PL-PA), Guilherme Boulos (PSOL-SP), José Medeiros (PL-MT), Sargento Fahur (PSD-PR), Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

Eduardo Bolsonaro é acusado de obstrução à Justiça e coação no curso de processo judicial. Após se licenciar do cargo, o parlamentar se deslocou para os Estados Unidos, de onde passou a defender sanções contra a economia brasileira e autoridades nacionais. Representações apresentadas no Conselho de Ética apontam que suas declarações configuram atentado à soberania e tentativa de intimidar membros do Poder Judiciário.

O deputado, por sua vez, afirma ser vítima de perseguição política. Segundo ele, a revisão das sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos só ocorreria mediante uma anistia ampla a condenados pelos atos relacionados à tentativa de golpe após as eleições presidenciais de 2022.

O tema da anistia esteve no centro das discussões durante a paralisação dos trabalhos legislativos ocorrida no início de agosto. A proposta foi rejeitada por lideranças da Câmara, que afirmam não haver condições políticas para aprovar uma medida considerada como estímulo à impunidade.

Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de acusações de liderar articulações para anular o resultado da eleição presidencial de 2022. Investigações apontam que havia planos para prender e até eliminar autoridades, hipótese negada pela defesa. O julgamento do caso foi marcado pelo Supremo Tribunal Federal para setembro.

Posts relacionados

CPMI das Apostas: relator pede prisão preventiva de sócio do ‘Careca do INSS’

Fabio Benedicto

LDO com Mais de 24 Mil Emendas tem Votação Prevista para Esta Semana no Congresso

Fabio Benedicto

Após Retirada de Lesões de Pele, Bolsonaro Retorna à Prisão Domiciliar

Matheus Henrique Barbosa

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies