Internacional

EUA realizam ataque contra barco com drogas supostamente venezuelano; 11 mortos

Presidente Trump anuncia ação militar e imprensa internacional considera operação um marco externo na guerra às drogas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira (2) que as Forças Armadas norte-americanas realizaram um ataque letal contra um barco suspeito de traficar drogas, que havia partido da Venezuela. A ação ocorreu em alto mar, no Caribe meridional, e resultou na morte de 11 pessoas, afirmou Trump.

Segundo o presidente, os militares “atiraram literalmente no barco”, que estava carregado com uma grande quantidade de entorpecentes destinados aos EUA. As autoridades norte-americanas identificaram a embarcação como operada pelo cartel venezuelano Tren de Aragua, designado como organização narcoterrorista pelo governo americano.

Um vídeo divulgado por Trump em sua plataforma oficial mostrou o momento da explosão do barco, intensificando o impacto visual da operação. O secretário de Estado, Marco Rubio, endossou a ação, afirmando que os EUA fariam uso de toda sua capacidade militar para eliminar ameaças transnacionais ligadas ao narcotráfico.


Panorama ampliado da operação

Elemento Detalhes
Local do ataque Mar do Caribe, águas internacionais, sul do Caribe
Alvo Barco suspeito de transportar drogas ligadas ao cartel Tren de Aragua
Mortes confirmadas 11 pessoas, segundo comunicado oficial
Imagens divulgadas Vídeo do ataque compartilhado por Trump em rede social
Reação venezuelana Caracas ainda não se pronunciou oficialmente
Escalada militar Parte de maior presença militar dos EUA na região

Contexto e desdobramentos

O ataque surge em meio a uma escalada militar dos Estados Unidos na região, com o envio de diversos navios de guerra e tropas ao Caribe meridional. Recentemente, o governo americano duplicou a recompensa por informações que levem ao ex-presidente Nicolás Maduro, acusado de comandar redes criminosas transnacionais.

A ação representa um novo patamar na política de enfrentamento ao narcotráfico – não mais por meio de apreensões ou bloqueios, mas com força militar direta em alto mar. Resta saber como a ofensiva será avaliada pelos órgãos internacionais e como influenciará a tensão política entre Washington e Caracas, sobretudo no contexto de acusações de ingerência e ameaça regional.

Posts relacionados

NASA Anuncia Descoberta de Possíveis Sinais de Vida Antiga em Rochas de Marte

Fabio Benedicto

Manifestações Pró-Palestina Reúnem Milhares em Capitais Mundiais

Fabio Benedicto

Brasil e EUA agendam reunião de chanceleres em tentativa de destravar crise diplomática

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies