CulturaRio de Janeiro

Mostra de Cinemas Africanos chega ao Rio com recorte contemporâneo e inéditos

Evento inédito no CCBB-RJ destaca narrativas africanas atuais entre drama político, fantasia e crítica social

Entre os dias 10 e 15 de setembro de 2025, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ) recebe pela primeira vez a Mostra de Cinemas Africanos (MCA), considerado o único festival contínuo no Brasil dedicado exclusivamente ao cinema africano contemporâneo. O evento integra a Temporada França-Brasil 2025 e será realizado simultaneamente em outras três cidades do país — Salvador (BA), Cachoeira (BA) e São Paulo (SP).


Programação diversa e inédita

  • Serão exibidos 15 longas e 5 curtas-metragens vindos de 11 países africanos.

  • A maioria das obras ainda não foi exibida no Brasil — muito à frente, elas já estiveram em importantes festivais internacionais como Cannes, Locarno, Tribeca e Berlinale.

  • A seleção reúne uma variedade de estilos e temas, abordando desde o drama político, passando pelo fantástico, até chegadas críticas sociais e culturais.


Além das telas: debates e formação

A MCA também oferece atividades enriquecedoras para o público:

  • Debates com realizadores africanos, proporcionando espaço para reflexões diretas sobre o processo criativo e os contextos sociopolíticos dos países de origem.

  • Um minicurso sobre Nollywood, a vibrante e prolífica indústria cinematográfica da Nigéria — ideal para quem deseja entender como esse gigantesco mercado audiovisual se estrutura, produz e distribui conteúdo em escala global.


Por que essa edição é importante?

Diversidade visual e narrativa

A programação valoriza uma multiplicidade de vozes africanas em sua atualidade, afastando-se de estereótipos e revelando novos imaginários, estéticas e formas de contar histórias.

Conexão cultural Brasil-África

Como parte da Temporada França-Brasil, o evento reforça o diálogo entre culturas, fortalecendo laços históricos e contemporâneos através do audiovisual.

Forma de resistência

Dar visibilidade à produção africana contemporânea no Brasil questiona a centralidade histórica dos grandes centros do cinema mundial, abrindo espaço para narrativas do Sul Global em pé de igualdade.


Resumo em breve

Elemento Detalhes
Onde e quando 10–15 de setembro de 2025 — CCBB-RJ (primeira edição no Rio)
Seleção de filmes 15 longas + 5 curtas de 11 países africanos, com maioria inédita no Brasil
Atividades paralelas Debates com realizadores e minicurso sobre Nollywood
Valor simbólico Diversidade narrativa e fortalecimento da presença africana no audiovisual

Posts relacionados

Guarda-Vidas Buscam Casal Desaparecido Após Correnteza na Praia do Leme

Fabio Benedicto

Festival do Rio bate recorde de inscrição de filmes nacionais na sua 27ª edição

Fabio Benedicto

Fila para Transplantes de Córnea no Brasil Triplica em Dez Anos

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies