PolíciaPolíticaTaquaritinga

Adolescente é apreendido em Santa Catarina suspeito de matar ex-prefeito de Taquaritinga, SP

Vanderlei Mársico foi encontrado morto dentro de casa com sinais de violência. Polícia Civil investiga latrocínio, mas não descarta motivação política.

A Polícia Civil apreendeu neste sábado (12) em Itapema (SC) um adolescente de 17 anos, suspeito de participação na morte do ex-prefeito de Taquaritinga (SP), Vanderlei José Mársico, de 73 anos. O jovem foi localizado a mais de 940 quilômetros do local do crime e encaminhado à Fundação Casa.

A polícia, que trata o caso como latrocínio — roubo seguido de morte —, segue apurando outros detalhes da investigação e informou que novas diligências devem ser realizadas ainda neste domingo (13) e na segunda-feira (14) para esclarecer a dinâmica do crime e possíveis envolvidos.

Mársico foi encontrado morto dentro de casa na manhã de quinta-feira (10) por uma funcionária, em estado de choque. A cena foi registrada em vídeo e viralizou nas redes sociais. De acordo com a polícia, o ex-prefeito estava na cama, com os pés e as mãos amarrados com fios elétricos e de carregador de celular, coberto por uma manta e com ferimentos na boca.

A equipe de perícia identificou sinais de invasão e reviravolta nos cômodos, especialmente nos quartos, sala e escritório. Documentos, roupas e objetos estavam espalhados. Um tênis desconhecido também foi encontrado no local, reforçando a hipótese de que mais de uma pessoa participou do crime.

Imagens de câmeras de segurança de uma casa vizinha, obtidas pela Polícia Civil, revelam que três homens encapuzados entraram na residência do ex-prefeito por volta das 2h da madrugada de quarta-feira (9). Segundo o delegado Claudemir Pereira da Silva, os invasores entraram pelos fundos da casa sem arrombar a porta, o que indica que o acesso pode ter sido facilitado por uma porta deixada encostada, como era hábito da vítima.

O carro e o celular de Mársico foram levados pelos criminosos. O veículo foi utilizado na fuga e captado por câmeras saindo da garagem cerca de 50 minutos após a entrada dos suspeitos na casa.

“A linha principal de investigação continua sendo latrocínio. No entanto, devido ao histórico político da vítima, nenhuma hipótese será descartada neste momento”, declarou o delegado.

Histórico da vítima
Vanderlei Mársico foi prefeito de Taquaritinga entre 2017 e 2024, sendo afastado do cargo por determinação judicial. Em abril deste ano, ele teve bens bloqueados e contratos públicos suspensos por envolvimento em suspeitas de fraudes em licitações. Empresário e fundador da Rádio Canal Um FM, Mársico também já havia sido condenado por improbidade administrativa.

A morte do ex-prefeito causou comoção no município, que decretou luto oficial de três dias em homenagem à sua trajetória política e empresarial.

As investigações continuam e a Polícia Civil não descarta novas apreensões ou prisões nos próximos dias.

Posts relacionados

Adolescentes São Apreendidos Após Furto em Creche de Taquaritinga: Comunidade Reage com Preocupação

Fabio Benedicto

Lula Alega que Zelensky Foi Humilhado por Trump em “Cena Grotesca”

Fabio Benedicto

STF Rejeita Pedidos de Impedimento de Ministros no Julgamento de Bolsonaro e Aliados

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies