Ribeirão Preto

Arquitetura sustentável inspira soluções para o agro do futuro

Ambientes da CASACOR Ribeirão Preto 2025, aberta ao público até 12 de outubro, mostram como o uso de madeira, bambu, água e jardins naturalistas dialoga com práticas cada vez mais presentes no campo

A sustentabilidade, que há muito tempo deixou de ser tendência para se tornar necessidade, ganha protagonismo nos ambientes da CASACOR Ribeirão Preto 2025. Nesta edição, aberta ao público até 12 de outubro, diferentes projetos revelam como a arquitetura pode inspirar práticas cada vez mais presentes também no universo do agronegócio, seja na gestão de recursos naturais, no uso consciente de insumos ou na valorização da biodiversidade.

Entre os destaques, o Espaço Água, assinado pela paisagista Mônica Costa, coloca o recurso hídrico no centro da experiência, refletindo sobre sua preservação como fonte de vida, bem-estar e produtividade. O conceito dialoga com um dos principais desafios do setor agro, o manejo inteligente da água para irrigação e o equilíbrio dos ecossistemas.

Já a Varanda Refúgio, de Wallace Oliveira, e a Cozinha do Chef, de Eloisa Mondi e Rose Araujo, exploram o uso de materiais como bambu, palha, pedras e madeira em composições que unem conforto, estética e responsabilidade ambiental. A escolha reforça um movimento também observado no campo, onde a bioarquitetura, a agrofloresta e o aproveitamento de insumos locais ganham espaço como alternativas mais sustentáveis.

Outro exemplo está no Jardim à Primeira Vista, criado pelas paisagistas Cris Bermudez e Marina Strang e o arquiteto Tales Miranda, que resgata a força dos jardins naturalistas, com espécies adaptadas ao clima e de baixa manutenção. A proposta ecoa iniciativas de agricultores que apostam em sistemas integrados, na preservação de espécies nativas e na regeneração do solo como caminhos para o futuro do agro.

“A CASACOR Ribeirão Preto traz um diálogo muito atual com o universo do agronegócio. Assim como o setor, que busca equilibrar produtividade, inovação e sustentabilidade, a mostra apresenta ambientes que apontam para novas formas de habitar e de se relacionar com os recursos naturais”, afirma Mauricio Siqueira, diretor da mostra.

Além da arquitetura, do design e do paisagismo, a experiência sensorial da mostra também inclui o olfato. Nesta edição, todos os ambientes receberam fragrâncias desenvolvidas pela Cannova, criadas a partir de bioativos da cana-de-açúcar. As composições olfativas remetem a frutas, pomares e florestas, reforçando a conexão entre natureza, inovação e o universo da CASACOR com o campo e o agronegócio.

Programe-se
CASACOR Ribeirão Preto
Data : até 12 de outubro
Horário : de terça a sexta-feira, das 15h às 21h
De sábado, das 15h às 22h
De domingo, das 15h às 20h
Local : Avenida Anhanguera, 790 – Alto da Boa Vista

Posts relacionados

Agrishow 2025 proíbe pousos e decolagens de aeronaves após acidente fatal

Fabio Benedicto

Interrupção no Abastecimento de Água em Ribeirão Preto: Bairros Afetados

Fabio Benedicto

Incêndio em apartamento no Centro de Ribeirão Preto resulta na morte de dois gatos por inalação de fumaça

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies