Justiça

Barroso defere pedido da PGR e determina investigação sobre suposta interferência de Moraes em operação da PF

Ministro do STF atendeu a argumentos da Procuradoria-Geral da República e determinou a abertura de um inquérito para apurar as denúncias; caso envolve suposto favorecimento a empresários

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deferiu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de investigação para apurar suposta interferência do ministro Alexandre de Moraes em operação da Polícia Federal. A decisão, tomada na tarde desta terça-feira (9), atende a um requerimento do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que apresentou ao STF representação com base em reportagens veiculadas na imprensa.

De acordo com a representação da PGR, há indícios de que o ministro Alexandre de Moraes teria interferido no andamento de uma operação da PF que investigava um grupo de empresários. A investigação apura supostos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. A Procuradoria argumenta que as publicações jornalísticas revelam “potencial desvio de conduta” e requer apuração minuciosa dos fatos.

Em sua decisão, o ministro Barroso destacou que “o Judiciário não pode fechar os olhos a alegações sérias que, se verdadeiras, representariam grave violação aos deveres funcionais”. O magistrado determinou a instauração de inquérito para apurar a conduta do ministro Moraes e designou o ministro Edson Fachin para acompanhar as investigações. O caso será tratado sob segredo de justiça para preservar a apuração.

Posts relacionados

Eleitores Brasileiros Estão Proibidos de Serem Presos a Partir desta Terça-feira

Fabio Benedicto

STF Permite Contratação de Servidores Públicos pela CLT Sem Estabilidade: Entenda a Decisão e Suas Implicações

Fabio Benedicto

Moraes defende imparcialidade do STF e promete ignorar pressões no julgamento de Bolsonaro

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies