Economia

Desemprego atinge 7% no primeiro trimestre de 2025, menor taxa para o período desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil chegou a 7% no trimestre encerrado em março de 2025, representando o menor índice para o período desde o início da série histórica em 2012. Apesar de um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, quando a taxa foi de 6,2%, o resultado indica uma melhora significativa em comparação com os 7,9% registrados no mesmo período de 2024.

O número de pessoas desocupadas totalizou 7,7 milhões, uma redução de 10,5% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Esse desempenho positivo é atribuído à retomada gradual da economia e à estabilidade no número de trabalhadores com carteira assinada, que permaneceu em 39,4 milhões.

O rendimento médio mensal dos trabalhadores ocupados atingiu R$ 3.410, estabelecendo um novo recorde na série histórica iniciada em 2012. Esse valor representa um aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e de 4,0% na comparação anual, mesmo em um cenário de inflação acima da meta.

Especialistas apontam que o aumento na taxa de desocupação no início do ano é um fenômeno sazonal, comum após o período de contratações temporárias no final do ano. Apesar disso, o mercado de trabalho demonstra resiliência, com indicadores positivos que refletem a recuperação econômica e a melhoria nas condições de emprego e renda para os brasileiros.

Posts relacionados

Dólar cai para R$ 5,43 e atinge menor cotação desde setembro de 2024

Fabio Benedicto

Prévia da inflação de março registra 0,64%, impulsionada por alimentos

Fabio Benedicto

Empresas Impactadas por Medidas Tarifárias Podem Recorrer ao Programa Brasil Soberano

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies