Política

LDO com Mais de 24 Mil Emendas tem Votação Prevista para Esta Semana no Congresso

Projeto que define as metas fiscais para o ano que vem é um dos textos mais emendados da história; relator deve apresentar seu parecer nos próximos dias.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, que está em análise no Congresso Nacional, se tornou um dos projetos mais demandados pelos parlamentares na história recente. O texto já recebeu a impressionante marca de mais de 24 mil emendas propostas por deputados e senadores, indicando a grande disputa de interesses em torno da peça orçamentária.

A previsão dos líderes partidários é que a matéria seja colocada em votação ainda nesta semana, apesar do volume extraordinário de sugestões. O relator da proposta, deputado Danilo Forte (UB-CE), agora tem a complexa missão de analisar milhares de emendas e elaborar um parecer consensual, que possa ser aprovado pela maioria do Plenário.

A LDO é a peça-chave que estabelece as prioridades do governo para o ano seguinte e define as regras para a elaboração do Orçamento da União. O texto em discussão traça as diretrizes para o exercício financeiro de 2026. O alto número de emendas reflete a pressão de diferentes setores e bancadas para incluir seus pleitos específicos na lei, que serve como um grande mapa para as finanças públicas do país.

A expectativa é que o relator apresente seu parecer nos próximos dias, abrindo caminho para a votação. A aprovação da LDO é um passo fundamental para que o Executivo possa dar sequência à elaboração da proposta orçamentária de 2026, que deve ser enviada ao Congresso até o final de agosto.

Posts relacionados

Motta envia pedido para cassar Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

Fabio Benedicto

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Fabio Benedicto

Segurança Pública nas Eleições Municipais: Propostas Realistas ou Promessas Vazias?

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies