Ribeirão Preto

Ministério do Trabalho Assina Acordo pela Aprendizagem de Jovens

Ribeirão Preto, SP – O Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, assinou a Coalizão Aprendiz Legal, um acordo destinado a impulsionar a inclusão produtiva de jovens em todo o país. A iniciativa busca garantir trabalho regular, direitos assegurados e formação profissional de qualidade para os jovens brasileiros.

A Coalizão Aprendiz Legal é um movimento de alcance nacional que visa democratizar, ampliar e qualificar o acesso à aprendizagem profissional. “Nosso objetivo é proporcionar uma solução completa e gratuita para pequenos e médios implementadores, garantindo que mais jovens tenham acesso a oportunidades de aprendizagem”, afirmou o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Até junho de 2024, o Brasil contabilizava 614.575 aprendizes, o segundo melhor número da história do programa. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer para atingir o potencial máximo de 3 milhões de aprendizes, conforme destacou a Fundação Roberto Marinho.

A Lei de Aprendizagem exige que empresas com pelo menos sete empregados contratem aprendizes, com percentuais variando entre 5% e 15% do total de funcionários. A contratação é facultativa para microempresas, empresas de pequeno porte e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional.

A Coalizão Aprendiz Legal também inclui a oferta de circuitos de aprendizagem para adolescentes a partir do ensino fundamental II, preparando-os gradualmente para o mundo do trabalho. “Queremos que os jovens descubram seus interesses e pensem no futuro desde cedo”, explicou João Alegria, secretário geral da Fundação Roberto Marinho.

As instituições interessadas em participar da Coalizão Aprendiz Legal podem acessar o site do Aprendiz Legal para obter mais informações e realizar a inscrição.

Posts relacionados

MP pede pena máxima para acusados de assassinar engenheiro Beto Braga em Ribeirão Preto

Fabio Benedicto

Ricardo Silva Promete Transição com Especialistas da USP em Reunião com Nogueira para o Futuro de Ribeirão Preto

Fabio Benedicto

MP denuncia empresário por atropelamento fatal de entregador em Ribeirão Preto

Fabio Benedicto

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Informamos ainda que atualizamos nosso Aviso de Privacidade.. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja o nosso novo Aviso. ACEITAR LEIA POLITICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade e Cookies